Vibração e Choque

   Os ensaios dinâmicos constituem uma ferramenta de extrema importância para a qualificação e aprimoramento da qualidade mecânica de um produto em suas fases de projeto e desenvolvimento. São os ensaios dinâmicos que permitem que se conheça o comportamento estrutural de dispositivos, componentes, equipamentos e sistemas completos, através da simulação, de forma controlada em laboratório, dos esforços mecânicos/dinâmicos (vibração e choque) que se apresentam nas condições normais de operação, utilização e de transporte do produto. Essas condições são simuladas (geradas) por vibradores eletrodinâmicos, de modo a permitir a identificação/caracterização de importantes parâmetros, tais como as frequências naturais, fatores de amplificação, modos de vibração, resistência à fadiga, etc.

   Os Sistemas de Vibração do LIT são utilizados para essas simulações, de modo a atender às diferentes condições estabelecidas nas especificações e/ou normas aplicáveis a cada ensaio (por exemplo, MIL-STD, IEC, ASTM, DIN, NBR, Especificações Particulares, etc.)

   O controle digital dos níveis de ensaio apresenta alta resolução e admite a programação dos mais diversos modos de excitação previstos nas normas e especificações, tais como senoidal, aleatório, transiente (choque), senoidal combinado com aleatório, aleatório combinado com aleatório, etc.

   Da análise dos parâmetros e consequente avaliação da qualidade mecânica do produto sob ensaio, pode-se concluir sobre a necessidade ou não de alterações de projeto ou de ajustes no modelo matemático (caso de produtos estruturalmente complexos como os Satélites, por exemplo).

   Encontram-se instalados na área de Qualificação de Sistemas do LIT três sistemas de vibração do tipo eletrodinâmico, providos de mesas transversais, que permitem a realização de testes nas três direções principais de interesse (eixos longitudinal e laterais/transversais) de equipamentos diversos, entre os quais sistemas e subsistemas do Programa Espacial Brasileiro (engenhos de até 2.000 kg). Um quarto vibrador de pequeno porte, destinado a testes de pequenos subsistemas e componentes, está instalado no Laboratório de Qualificação de Componentes do LIT.

   A realização de calibrações periódicas nos equipamentos e transdutores de medida garante a confiabilidade dos resultados dos ensaios dinâmicos realizados no LIT.

  

 

Contato:

1)    Mauro T. SAKITA

Gerente Técnico (Engenheiro)
Telefone: (12) 3208-6288/6258

2)    HOMERO A. F. de Souza

Engenheiro de Testes
Telefone: (12) 3208-6288/6250
 

Português, Brasil