Início » Montagem, Integração e Testes de Satélites

Montagem, Integração e Testes de Satélites

As atividades de montagem, integração e testes de um satélite artificial a ser colocado em órbita da Terra correspondem a conjuntos de procedimentos e à execução de uma sequência de eventos logicamente inter-relacionados, cujo propósito é obter um alto grau de confiança no funcionamento do satélite, quando este estiver em órbita, ou seja, garantia de que todos os parâmetros de projeto e de desempenho especificados serão alcançados. Neste sentido, todas as condições ambientais, nas quais o satélite fica sujeito, desde seu lançamento até sua operação em órbita, são simuladas em laboratório. Condições simuladas compreendem as vibrações mecânicas e acústicas, que ocorrem durante seu lançamento; as condições de vácuo e temperaturas adversas, que ocorrem durante sua operação em órbita e a susceptibilidade às radiações eletromagnéticas, que ocorrem no espaço ao redor de sua órbita.

A sigla AIT (Assembly, Integration and Tests), internacionalmente consagrada, será aqui utilizada no lugar de montagem, integração e testes.

Em AIT, o termo montagem está relacionado às operações mecânicas executadas para posicionar, fixar e interligar fisicamente cada uma das unidades pertencentes ao satélite. O termo integração compreende a interligação e verificação funcional entre as unidades, que formam um subsistema, e entre os subsistemas, que compõem o sistema satélite, obtendo assim, um conjunto harmonioso que cumpra os requisitos de projeto. O termo teste está relacionado a toda a seqüência de ensaios realizados com o intuito de verificar se os requisitos de projeto são satisfeitos e se o satélite sobreviverá tanto aos esforços do lançamento, quanto à operação em órbita, durante o tempo estimado de vida do satélite.

Nos últimos anos, uma nova metodologia tem sido aplicada no desenvolvimento dos satélites: o plano de AIV , Assembly, Integration and Verification. O plano AIV é o plano mestre para o processo da Verificação do projeto e deve demonstrar como os requisitos definidos serão verificados através de uma implementação coerente. Este plano pode incluir o planejamento das atividades de AIT ou este documento pode ser apresentado separadamente. Para os níveis inferiores da árvore do produto, o plano AIV pode coincidir com o plano de testes. O plano AIV deve conter, normalmente, os seguintes itens:

  • O processo global da Verificação.
  • A filosofia de modelos.
  • A matriz de hardware.
  • As estratégias da Verificação para cada categoria de requisito.
  • O planejamento dos testes, das revisões de projeto, das analises e das inspeções.
  • O planejamento das atividades de montagem, integração e testes.
  • A descrição de tarefas da Verificação e seu planejamento.
  • As instalações de testes escolhidas.
  • As ferramentas da Verificação escolhidas.
  •  A metodologia de controle da atividade Verificação.
  • A documentação a ser gerada.
  • A organização para o desenvolvimento da atividade Verificação.