25º Aniversário do Laboratório de Integração e Testes - LIT do INPE

Por: Ricardo Suterio

São José dos Campos, 03 de dezembro de 2012

Boa Tarde.

Cumprimento o Excelentíssimo Senhor Dr. José Raimundo Braga Coelho, Presidente da Agência Espacial Brasileira e representando o Excelentíssimo Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Marco Antônio Raupp; o Excelentíssimo Dr. Carlos Afonso Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI; o Excelentíssimo Senhor Dr. Aydano Barreto Carleial, hoje representando o Senhor Prefeito de São José dos Campos, Engenheiro Eduardo Cury; o Excelentíssimo Senhor Dr. Leonel Perondi, Diretor do INPE, todas as autoridades convidadas, os parceiros, os clientes, os profissionais do LIT e os Senhores e Senhoras presentes.

x-x-x-x-x-x-x

Apresento a todos os meus cumprimentos e as boas-vindas a este evento comemorativo do Vigésimo Quinto Aniversário do Laboratório de Integração e Testes (LIT). Estamos completando nossas “Bodas de Prata”.

Sinto-me muito honrado em poder estar aqui hoje, nesta data tão especial para este Laboratório que eu vi crescer e que hoje é conhecido nacional e internacionalmente pela excelência do seu trabalho, bem como por estar representando todos os profissionais do LIT como seu Chefe. Particularmente, agradeço a DEUS por me dar esta honra. Muitas vezes o destino é responsável por uma série de fatos em nossas vidas, pelos quais não esperávamos. No entanto, estando hoje Chefe do LIT, sinto uma imensa alegria e igual responsabilidade em representar seus profissionais e a grandeza deste Laboratório nesta comemoração.

Iniciei o trabalho neste Laboratório como técnico, e hoje estou aqui para falar em seu nome, conhecido e respeitado pela seriedade e pela qualidade do que aqui desenvolve. Este respeito não foi conquistado facilmente, mas com a dedicação intensa e responsável de todos aqueles que aqui atuam e atuaram. Muitos deles passaram esses vinte e cinco anos aqui, outros, dedicaram-se alguns anos ao seu desenvolvimento. Mas todos, inegavelmente colocaram muito empenho em cada tarefa que realizaram. Foi somente com a dedicação de “toooodos” que a conhecida excelência do LIT foi conseguida.

Nesta data quero agradecer especialmente ao Dr. Clovis Solano Pereira, nosso chefe primeiro e o responsável por toda esta criação. Tivemos a honra de vê-lo na liderança deste Laboratório por 21 anos, fora tantos outros anos na formação de equipes, na concepção, no projeto e na construção do LIT. Em seguida, vimos ele se retirando de cena, e agora observando a distância os caminhos que o seu filho maior está trilhando. O empenho e a dedicação que o Dr. Clóvis teve com as muitas missões do LIT estão estampados em cada pedaço desta instalação, em cada projeto aqui completado, em cada satélite ou sistema qualificado com a colaboração de seus profissionais. Ele como criador do LIT tinha a responsabilidade maior pelo Laboratório, mas conseguia passar a cada um de seus colaboradores a importância dos trabalhos aqui realizados e exigia o empenho, a dedicação e a colaboração de todos. Era necessário superar barreiras nacionais, era necessário analisar e refletir em busca de soluções para os casos urgentes, era necessário buscar orientações com os países que já detinham experiência com satélites.

A cada dia o LIT tinha tarefas e desafios a serem transpostos. Para a excelência obtida pelo LIT, a formação de seus profissionais foi imprescindível. Dr. Clóvis considerava sua equipe de profissionais como o “valor” mais importante do LIT. Assim, houve o treinamento continuado de profissionais em laboratórios de renome no país e no exterior. Essa capacitação deu à equipe do LIT conhecimentos e experiência para as atividades de montagem, integração e testes que aqui deveriam ser realizados. Sem esse treinamento e sem o apoio dos diversos países nossos parceiros (França, EUA, China, dentre outros) o LIT não teria a experiência para a realização de suas atividades.

O LIT teve uma intensa interação com o setor produtivo, que só trouxe resultados positivos para o Laboratório. Esse trabalho com a indústria de ponta tem exigido do LIT uma atualização permanente e gradual em serviços de diversas áreas. Essa forte interação impulsionou e viabilizou muitos projetos do LIT, demonstrando os benefícios indiretos de um programa espacial.

O Dr. Petrônio esteve na chefia do LIT por quatro anos, de 2008 a 2012, quando gerenciou os trabalhos do Laboratório com um cuidado especial em respeitar as práticas de sucesso existentes, propondo mudanças na medida necessária. Cuidou de missões nacionais e internacionais, obtendo sucesso em todas elas. Na parte pessoal conquistou o respeito dos profissionais do LIT, com a sua educação no trato com todas as equipes. Após a sua saída para missões mais importantes em Brasília, eu assumi interinamente a chefia do LIT, até que seja designado um novo chefe.

Desses dois exemplos de profissionais que chefiaram o LIT, muita coisa foi assimilada. Analisando bem o que recebi ou o que recebemos, posso afirmar que tecnicamente temos uma sólida experiência de 25 anos na busca de fazer o melhor. No entanto, o que sobra nesses momentos de reflexão fica no campo das experiências que todos os “LITianos” têm do tempo que por aqui passaram.

Dr. Clovis, teve a responsabilidade de coordenar todos que aqui trabalharam. Muitos agradecem até hoje ao LIT por toda a transformação ocorrida em suas vidas, me incluo também. Da amizade à responsabilidade, do trabalho sério ao compromisso, do respeito ao cliente à sua satisfação, do entendimento das condições de contorno à solução adequada dos problemas... Valores!.... Valores aprendidos e cravados no DNA deste Laboratório. Agradecemos de coração por todos os benefícios colhidos neste ambiente de trabalho. No LIT, as horas de trabalho são contadas de modo diferente. O que importa não é o relógio de pontos, mas a tarefa a ser realizada. Quantas noites, quantos feriados passamos em seus corredores. E com satisfação. As tarefas eram as nossas maiores responsabilidades e assim sempre serão. Obrigado, Dr. Clóvis, por nos ensinar dignidade, responsabilidade, respeito, ordem, amizade, coragem, qualidades que nos tornaram aptos a trabalhar em grupo para garantir os objetivos do Laboratório. O LIT estará sempre de portas abertas para o Senhor. Seja sempre bem-vindo à sua “Casa de Trabalho”.

Para o futuro, a manutenção da competência do LIT é fundamental para sua continuidade. É necessário um esforço institucional e do governo para a implementação de um plano geral de investimentos que leve em conta as novas tecnologias espaciais em desenvolvimento no mundo, os novos produtos espaciais que estão sendo desenvolvidos e a evolução da infraestrutura de ensaios em outros laboratórios congêneres no mundo. Além disso, é necessário garantir ao LIT fontes de recursos financeiros que cubram suas necessidades primordiais para sua manutenção e atualização.

O Laboratório espera continuar ampliando seu relacionamento não só com as instituições de áreas afins, com o setor produtivo, mas também com a sociedade como um todo, divulgando e transferindo conhecimentos, trocando experiências.

Neste momento de comemoração, lembramos dos velhos e novos “LITianos”, coautores de toda essa obra. Deste modo, em especial, eu gostaria de homenagear algumas pessoas que não estão mais entre nós, mas que contribuíram significativamente para as diversas competências que aqui se encontram instaladas, como o Sr. Vladimir Gerassev, o Sr. Júlio Mariano, o respeitável Engenheiro Nilton Dias..... Lembro-me de ouvir muitas vezes o Senhor Vladimir nos falando com o seu belo sotaque russo. “Engenharia Elétrica, é a Engenharia do mau-contato...”. O Sr. Júlio sempre disposto e com boa vontade para o trabalho. As diversas formas de solução dos problemas e dimensionamento mecânico de Nilton Dias (que DEUS o tenha...). Tivemos alguns momentos tristes, mas o LIT sempre foi o maior alvo e centro de todas as buscas pela solução de problemas.

Nesta data, o LIT também quer homenagear os seus gestores de todos os tempos, os quais contribuíram fortemente para transformar o LIT no que é hoje, e que continuam a contribuir com seus exemplos.

  • 1. Clovis Solano;
  • 2. Valter Bento;
  • 3. Rose Schneider;
  • 4. Benjamim Galvão;
  • 5. Maria Cristina;
  • 6. Satoshi Koshima;
  • 7. Mário Mammoli;
  • 8. Silvio Pessoa;
  • 9. Vladimir Gerassev;
  • 10.Eigi Kawamura;
  • 11.Ciro Hernandez;
  • 12.Silvia Lino;
  • 13.Carlos Lino;
  • 14.Heyder Hey;
  • 15.Carlos Fuliene;
  • 16.Geilson Loureiro;
  • 17.Genésio Hübscher;
  • 18.Petrônio Noronha;
  • 19.Marco Strobino;
  • 20.Ricardo Suterio;
  • 21.Adalberto Coelho;
  • 22.Durval Zandonadi;
  • 23.Fátima Vollet;
  • 24.Mauro Sakita;
  • 25.José Sérgio;
  • 26.João Valdecir;
  • 27.Antônio Claret;
  • 28. Antônio Carlos.

Além dos gestores, sintam-se todos homenageados nesta nossa comemoração de 25 anos.

Esta é a tônica do LIT... Imaginar, pensar, questionar e identificar soluções técnicas “sob medida” para o Programa Espacial que o Brasil desejar ou sonhar.

Muito Obrigado!

Att.: Suterio

Agradecimentos: À Prof. Maria do Carmo Silva Soares por todo suporte e revisão deste texto, e toda a equipe organizadora do evento dos 25 anos do LIT.

Confira aqui o discurso em pdf

Assista ao video exibido na cerimônia de comemoração dos 25 anos do LIT